sábado, 4 de julho de 2009

Pão caseiro recheado

Esse pão caseiro é mais fácil de fazer do que se pensa, mas dá trabalho e precisa de espaço. Não é uma receita para se fazer com frequência, mas vale a pena tentar uma vez que seja.
Eu fiz com um recheio que eu não gostei muito porque ficou enjoativo, então vou dar um recheio simples que fica mais gostoso!





Ingredientes:
- 40g de fermento biológico (esse fermento se compra em sachês de 10g, então fica fácil essa medida, só comprar 4 pacotinhos)
- 1 colher de sopa de açúcar (não precisa ser cheia)
- 1 ovo
- 1 xícara de leite morno
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sobremesa de sal
- 500g de trigo

Modo de Preparo

Misture o fermento biológico com o açúcar, depois coloca o leite morno, o ovo, a margarina e o sal. Até ficar uma pasta.
A outra parte tem que ser feita com a mão. Coloque o trigo aos poucos e misture com a mão, a massa vai estar boa quando deixar de grudar na sua mão (nessa parte eu descarreguei a minha raiva socando bastante a maça, pode se empolgar).
Depois que ela estiver pronta, deixe descansar (afinal ela levou muita porrada hehehehe), ela vai crescer de tamanho (e cresce mesmo fiquei impressionada) mas isso depois de uns 40 minutos.
Agora vem a parte que precisa de espaço. Depois de crescida, você vai pegar a massa e dividir em quantas partes quiser, eu dividi em 3 pra ficar um pão grande. Numa meda com um rolo de massa ou com a mão mesmo, abra essa massa e coloque o recheio (eu aconselho colocar queijo e presunto apenas), depois feche do jeito que quiser mas se preocupando em deixar o recheio fechadinho no pão (eu enrolei e as pontas coloquei pra baixo) e pronto. Ai se quiser, passar um pouco de gema de ovo em cima da massa pra ficar como está na foto.
O forno tem que estar pré aquecido e o pão vai no fogo médio. Em mais ou menos 30 minutos eles está pronto, eu deixei uns 40 pra ele ficar mais douradinho.
Depois é só apreciar, e se alguém fizer com outro recheio e der certo, me diga ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário