quarta-feira, 8 de julho de 2009

Picadinho com macarrão

Esse é o prato típico de quem mora sozinho, ou quem está começando a cozinhar agora...
Fácil, gostoso e barato, o macarrão com picadinho é o pedido na hora da fome!


Ingrediente do picadinho:
- um pratinho de picadinho
- 1 cebola
- 1 tomate
- 2 colheres de chá de alho (eu uso aquele pote com alho tirado já)
- 2 tabletes de caldo de costela ou de carne

Modo de Preparo:
Corta a cebola, e põe ela no fogo com azeite ou óleo até dourar. Depois coloca o alho e os tabletes, depois que você desfizer os tabletes pode colocar o picadinho. Bom saber que quanto mais você mexer no picadinho, mas ele vai criar uma água e é assim mesmo. Eu uso os tabletes de caldo knorr porque eles não deixam errar o ponto do sal, e você não corre o risco de matar aguém que tenha pressão alta hehehe, mas atenção se for pouquinho picadinho, põe apenas um tablete.
O picadinho vai estar pronto quando toda a água que ele fizer, secar!

Ingredientes do macarrão:

- 2 colheres de chá de alho
- óleo
- sal

Modo de preparo:
Encha uma panela de água, coloque um pouco de óleo e sal na água. Quando começar a ferver, coloque a quantidade que quiser do macarrão. Gente, macarrão é igual a nissin miojo, na embalagem tem o tempo de fervura, é só seguir direitinho que o macarrão não vai amolecer demais. Depois dos minutos, escorra ele.
Na mesma panela coloque mais um pouco de óleo, e o alho e frite um pouco. Coloque o macarrão e fique mexendo enquanto ele frita.

Pronto. Agora é só jogar um queijo ralado e comer bastante!

sábado, 4 de julho de 2009

Medidas frequêntes

Pra quem geralmente fica em dúvida quando vê alguma receita que a medida é feita com xícara, colher, copo...
Ta ai uma foto que eu acho, dá pra ter uma noção: a xícara é aquelas de hotel, ou que vem quando se compra a louça em conjunto, acho que essa não tem muita dúvida. O copo, na foto ta parecendo copo de whisky, mas na verdade não é, o copo é aquele de requeijão que muita gente colecionava quando vinha com desenho da mônica e etc, o chamado copo americano.
A colher tem diferentes tamanhos, as duas primeiras colheres são chamadas colher de sopa, a terceira é a de sobremesa e a última a de chá.
Espero que agora a gente consiga fazer receita certinha, e quando errar, não colocar a culpa nas medidas! hehehehe

Pão caseiro recheado

Esse pão caseiro é mais fácil de fazer do que se pensa, mas dá trabalho e precisa de espaço. Não é uma receita para se fazer com frequência, mas vale a pena tentar uma vez que seja.
Eu fiz com um recheio que eu não gostei muito porque ficou enjoativo, então vou dar um recheio simples que fica mais gostoso!





Ingredientes:
- 40g de fermento biológico (esse fermento se compra em sachês de 10g, então fica fácil essa medida, só comprar 4 pacotinhos)
- 1 colher de sopa de açúcar (não precisa ser cheia)
- 1 ovo
- 1 xícara de leite morno
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de sobremesa de sal
- 500g de trigo

Modo de Preparo

Misture o fermento biológico com o açúcar, depois coloca o leite morno, o ovo, a margarina e o sal. Até ficar uma pasta.
A outra parte tem que ser feita com a mão. Coloque o trigo aos poucos e misture com a mão, a massa vai estar boa quando deixar de grudar na sua mão (nessa parte eu descarreguei a minha raiva socando bastante a maça, pode se empolgar).
Depois que ela estiver pronta, deixe descansar (afinal ela levou muita porrada hehehehe), ela vai crescer de tamanho (e cresce mesmo fiquei impressionada) mas isso depois de uns 40 minutos.
Agora vem a parte que precisa de espaço. Depois de crescida, você vai pegar a massa e dividir em quantas partes quiser, eu dividi em 3 pra ficar um pão grande. Numa meda com um rolo de massa ou com a mão mesmo, abra essa massa e coloque o recheio (eu aconselho colocar queijo e presunto apenas), depois feche do jeito que quiser mas se preocupando em deixar o recheio fechadinho no pão (eu enrolei e as pontas coloquei pra baixo) e pronto. Ai se quiser, passar um pouco de gema de ovo em cima da massa pra ficar como está na foto.
O forno tem que estar pré aquecido e o pão vai no fogo médio. Em mais ou menos 30 minutos eles está pronto, eu deixei uns 40 pra ele ficar mais douradinho.
Depois é só apreciar, e se alguém fizer com outro recheio e der certo, me diga ok?

Bolo caseiro

O Blog comida de solteiro estréia com algo básico e que faz falta quando a gente ta longe da casa dos pais. O bolo caseiro.
Quando a gente mora só, quando quer comer bolo compra aqueles bolos de pacote e faz. Mas aquele saber do bolo caseiro passa meio longe!
Então hoje resolvi me aventurar nessa receita, e acreditem... Deu super certo. Comi o bolo ainda quente com café preto... Hum...
Então eis a receita...


Ingredientes:
- 2 ovos
- 2 xícaras de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- uma colher de chá de fermento químico
- um copo (daqueles de requeijão) de leite
- 4 colheres de manteiga

Como fazer:

Numa vasilha você mistura o açúcar, a manteiga e o ovo... Depois que tudo tiver beeem misturado, coloca a primeira xícara do trigo e o fermento e mexe (haja braço, porque cansa). Depois coloca o leite... E vai acrescentando a outra xícara de trigo pra engrossar um pouco mais a massa.
Numa forma, (gente eu confesso que não tinha forma e fiz numa panela, mas isso não é aconselhável porque a alça de plástico pode derreter) você passa a manteiga, como se fosse tinta e joga um pouco de trigo pra cobrir a manteiga, isso chama-se untar (hehehehe).
Aí você joga a massa dentro da forma e põe no forno médio por uns 30 minutos, mas isso vai de forno pra forno, então a dica é a seguinte. Pega uma faca e fura o bolo, se a faca voltar limpa é porque o bolo ta pronto! :)

Depois é só esperar esfriar e comer (ou como eu, aprecie quente mesmo!)